13 de março de 2012

Vale a pena reformar o apartamento, viu?

Closets bem feitos podem valorizar até 5% os imóveis na hora da venda

Saiba o que faz um armário ser prático e funcional

O Globo
Publicado:
Atualizado:

Para sapatos, o ideal são prateleiras deslizantes e vãos de 15 centímetros. Os pares não devem ser empilhados
Foto: Divulgação/ Atitude Caprichosa
Para sapatos, o ideal são prateleiras deslizantes e vãos de 15 centímetros. Os pares não devem ser empilhados Divulgação/ Atitude Caprichosa 
 
RIO - Escolher o imóvel para comprar já não é tarefa fácil. E esse é, muitas vezes, apenas o primeiro passo. Depois da compra, ainda é preciso definir as obras que serão feitas, o mobiliário, a decoração e uma série de detalhes. Quem opta por comprar um apartamento limpo, então, sem nenhum armário planejado ainda precisa decidir: fazer ou não closets? Eis a questão!
Afinal, ter um closet pensado para as suas necessidades é, sem dúvida, uma ótima solução. Mas e na hora de alugar ou vender esse imóvel? O closet não desvalorizaria o apartamento? A resposta é, quase sempre, não. Mas é preciso pensar não somente na sua necessidade e planejar bem esse espaço. É comum, por exemplo, em apartamentos antigos e amplos, de quatro quartos, fazer obras que transformem o imóvel em três quartos para ampliação dos quartos e a inclusão de closets.
— Não necessariamente esse tipo de obra vai desvalorizar o imóvel. Mas o ideal, em casos assim, é fazer a obra de uma maneira que ela possa ser revertida facilmente — alerta o corretor Marx Maranhão, que é supervisor de vendas da Brasil Brokers Ética.
Mas, em casos menos radicais, esse tipo de móvel planejado pode valorizar o imóvel em até 5%. Até porque, como lembra Maranhão, é muito difícil encontrar mão de obra no mercado para esse tipo de serviço. Então, em alguns casos, é possível até alcançar valores acima do mercado.
— Qualquer benefício valoriza o imóvel. Se há três imóveis parecidos no mercado e apenas um tem closet ou outros benefícios, ele certamente vai ser vendido mais rapidamente — assegura o corretor.
Edison Parente, diretor da imobiliária Renascença, especializada em locação, diz que para aluguel a liquidez é ainda maior.
— Para um imóvel ser alugado com rapidez, é importante oferecer o "kit locação": armários, box blindex, esquadrias de alumínio. Se tiver só o closet, a valorização do aluguel pode chegar a 15%.
Mas, como, afinal, é um bom closet? O que deve ter? Para a personal organizer Luciana Teixeira, um bom closet deve ter espaço, ser bem planejado e iluminado (se possível, com lâmpadas direcionadas) e, de preferência, branco, pois a cor dá aparência de limpeza e deixa o ambiente mais leve.
— A área mínima possível é de quatro metros quadrados, com uma circulação de pelo menos 80 centímetros. Mas, vale ressaltar, um closet ideal teria pelo menos seis metros quadrados. Sempre que possível, é bom prever um lugar para sentar. É um conforto na hora de colocar sapatos, ou mesmo bater uma papinho com uma amiga enquanto se arruma. E existem pufes lindos que dão muito charme a esse ambiente — ressalta Luciana.