13 de julho de 2012

No Paço Imperial

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira

01 de Junho a 05 de Agosto

Paço Imperial (Rio de Janeiro)


Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra exibe obras pertencentes ao Banco Itaú. Criado há quase um século, o acervo conta hoje com 12 mil obras, entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e instalações. Esse importante conjunto, cobre toda a história da arte brasileira, com peças referenciais de cada movimento e estilo.
“Nesta mostra, um recorte da Coleção Itaú de Fotografia com obras realizadas nos últimos 60 anos, optou-se por reunir as obras experimentais dos fotoclubes com trabalhos contemporâneos, estabelecendo um espelhamento lúdico. Relações formais, mas sobretudo uma semelhante atitude libertária diante da representação fotográfica, ecoam entre os dois tempos. Salienta-se assim que a evolução de uma linguagem não se dá de forma linear, mas em vertiginosas espirais desenhadas pelo tempo e pela cultura”, afirma Eder Chiodetto.
A exposição é fruto de uma parceria entre o Itaú Cultural e o Paço Imperial, que já proporcionou a realização de inúmeras exposições, graças ao alinhamento da missão das instituições ao fomentar e difundir o cenário artístico nacional.
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro – Rio de Janeiro
De terça a domingo, das 12h às 18h.

http://www.artrio.art.br/